Quando o concreto se torna método: a circulação das ideias de Manoel Jairo Bezerra na escola primária brasileira e a gênese da didática ativa da matemática
Palavras-chave:
História da educação matemática, Didática da Matemática, material didático, ludicidadeResumo
Este artigo analisa a obra: Recreações e Material Didático de Matemática (1962), de Manoel Jairo Bezerra, buscando compreender sua contribuição para a constituição da Didática da Matemática no Brasil e para a consolidação de uma Didática Ativa no ensino primário. A pesquisa, histórico-documental, fundamenta-se na análise interpretativa do texto de Bezerra, tomado como fonte pedagógica representativa da circulação de saberes didáticos no século XX. Os resultados demonstram que o autor institui o material didático como dispositivo central da aprendizagem, legitimando o concreto como mediador entre ação e abstração e formalizando o lúdico como procedimento prescritivo de ensino. Observa-se, ainda, a normatização do uso desses recursos como expressão de um movimento de profissionalização docente, ao atribuir ao professor papel de mediador da ação reflexiva da criança. Conclui-se que a obra contribui para redefinir práticas pedagógicas, discursos e modos de organização do ensino da matemática, consolidando bases epistemológicas e metodológicas alinhadas às teorias psicológicas de seu tempo.
Downloads
Referências
BEZERRA, Manoel Jairo. Recreações e material didático de matemática. Rio de Janeiro: Editora Ao Livro Técnico, 1962.
DAVIS, Roberto. Psychology of learning. New York: McGraw-Hill, 1952.
DIESTERWEG, Adolf. Guia para a formação de professores. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DOMINGUES, Jonathan Machado. Os saberes matemáticos sistematizados por Manoel Jairo Bezerra no acessório de ensino Blocofração, 1950-1970. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
DOMINGUES, Jonathan Machado..; COSTA, David. Em busca dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar no curso Dinâmica do ensino da matemática no 1ºgrau, 1973. In. Anais... do ENAPHEM. ISSN 2596-3228, n. 5, p. 1-5, 24 out. 2020a.
DOMINGUES, Jonathan Machado..; COSTA, David. Trajetória de Manoel Jairo Bezerra: saberes, expertise e formação docente. In: Anais... XVIII Seminário Temático. Cuiabá: UNIC, 2020b.
PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
PUIG ADAM, Pedro. Didáctica de las matemáticas. Madrid: Victoriano Suárez, 1956.
ROGALSKI, Janine. A “Didática psicológica. Aplicação à didática da psicologia de Jean Piaget” de Aebli: uma abordagem e um autor esquecidos. Laboreal, Porto, v. 10, n. 1, 2014. Disponível em: http://journals.openedition.org/laboreal/5445 . Acesso em: 27 nov. 2025.
VIDAL, Diana Gonçalves. 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate. Educ. Pesqui. 2013, vol.39, n.03, pp.577-588.











