Quando o concreto se torna método: a circulação das ideias de Manoel Jairo Bezerra na escola primária brasileira e a gênese da didática ativa da matemática

Autores

10.56938/v4i8.4775

Palavras-chave:

História da educação matemática, Didática da Matemática, material didático, ludicidade

Resumo

Este artigo analisa a obra: Recreações e Material Didático de Matemática (1962), de Manoel Jairo Bezerra, buscando compreender sua contribuição para a constituição da Didática da Matemática no Brasil e para a consolidação de uma Didática Ativa no ensino primário. A pesquisa, histórico-documental, fundamenta-se na análise interpretativa do texto de Bezerra, tomado como fonte pedagógica representativa da circulação de saberes didáticos no século XX. Os resultados demonstram que o autor institui o material didático como dispositivo central da aprendizagem, legitimando o concreto como mediador entre ação e abstração e formalizando o lúdico como procedimento prescritivo de ensino. Observa-se, ainda, a normatização do uso desses recursos como expressão de um movimento de profissionalização docente, ao atribuir ao professor papel de mediador da ação reflexiva da criança. Conclui-se que a obra contribui para redefinir práticas pedagógicas, discursos e modos de organização do ensino da matemática, consolidando bases epistemológicas e metodológicas alinhadas às teorias psicológicas de seu tempo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de São Paulo

    Doutorando em Educação e Saúde da Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina . Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Licenciatura em Matemática pela Universidade Estácio de Sá.

  • Juliana Chiarini Balbino Fernandes, Colégio Militar de São Paulo

    Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2020), Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (2015), Pós Graduada em Gestão Escolar pelo Centro Universitário de Batatais (2019), Pós Graduada em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (2015), Pós Graduada em Planejamento, Implementação e Gestão de Ensino a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2012), Pós Graduada em Metodologia de Ensino de Física pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2011), Pós Graduada em Metodologia de Ensino de Matemática pela Universidade Gama Filho (2009), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (2020), Licenciada em Física pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2010), Licenciada em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (2007) e Capacitação na Plataforma Moodle pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010). Experiência na docência nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior nas áreas de Matemática e Física, além de experiência em Coordenação, Gestão e Tutoria de Ensino a Distância. Integrante do GHEMAT - Brasil (Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática do Brasil).

Referências

BEZERRA, Manoel Jairo. Recreações e material didático de matemática. Rio de Janeiro: Editora Ao Livro Técnico, 1962.

DAVIS, Roberto. Psychology of learning. New York: McGraw-Hill, 1952.

DIESTERWEG, Adolf. Guia para a formação de professores. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DOMINGUES, Jonathan Machado. Os saberes matemáticos sistematizados por Manoel Jairo Bezerra no acessório de ensino Blocofração, 1950-1970. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.

DOMINGUES, Jonathan Machado..; COSTA, David. Em busca dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar no curso Dinâmica do ensino da matemática no 1ºgrau, 1973. In. Anais... do ENAPHEM. ISSN 2596-3228, n. 5, p. 1-5, 24 out. 2020a.

DOMINGUES, Jonathan Machado..; COSTA, David. Trajetória de Manoel Jairo Bezerra: saberes, expertise e formação docente. In: Anais... XVIII Seminário Temático. Cuiabá: UNIC, 2020b.

PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

PUIG ADAM, Pedro. Didáctica de las matemáticas. Madrid: Victoriano Suárez, 1956.

ROGALSKI, Janine. A “Didática psicológica. Aplicação à didática da psicologia de Jean Piaget” de Aebli: uma abordagem e um autor esquecidos. Laboreal, Porto, v. 10, n. 1, 2014. Disponível em: http://journals.openedition.org/laboreal/5445 . Acesso em: 27 nov. 2025.

VIDAL, Diana Gonçalves. 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate. Educ. Pesqui. 2013, vol.39, n.03, pp.577-588.

Downloads

Publicado

2025-12-16

Como Citar

Quando o concreto se torna método: a circulação das ideias de Manoel Jairo Bezerra na escola primária brasileira e a gênese da didática ativa da matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 1–15, 2025. DOI: 10.56938/v4i8.4775. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/rceem/article/view/4775. Acesso em: 16 jan. 2026.