Proporcionalidade no âmbito rural: um estudo de casos com sujeitos não escolarizados

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, proporcionalidade, matemática prática, conhecimento matemático

Resumo

Este estudo investigou como pessoas não escolarizadas e/ou com escolaridade inicial constroem e aplicam matemáticos relacionados à proporcionalidade em situações cotidianas, em casa e no trabalho, no meio rural. A pesquisa foi realizada na comunidade rural Reforma Santana, em Muquém do São Francisco, Bahia, com três profissionais do campo: um pequeno agricultor, um vaqueiro/caseiro e uma senhora do lar. Foram analisadas suas práticas diárias, identificando como utilizam a proporcionalidade em atividades como manejo de insumos, orçamento familiar e preparo de alimentos. Os resultados destacam a relevância da matemática prática e sua interação com a matemática escolar. 

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

OLIVEIRA, Denise dos Santos; NASCIMENTO, Ana Maria Porto; SILVA, Getúlio Rocha. Proporcionalidade no âmbito rural: um estudo de casos com sujeitos não escolarizados. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1008.. Acesso em: 29 out. 2025.