Proporcionalidade no âmbito rural: um estudo de casos com sujeitos não escolarizados

Autores/as

Palabras clave:

Etnomatemática, proporcionalidade, matemática prática, conhecimento matemático

Resumen

Este estudo investigou como pessoas não escolarizadas e/ou com escolaridade inicial constroem e aplicam matemáticos relacionados à proporcionalidade em situações cotidianas, em casa e no trabalho, no meio rural. A pesquisa foi realizada na comunidade rural Reforma Santana, em Muquém do São Francisco, Bahia, com três profissionais do campo: um pequeno agricultor, um vaqueiro/caseiro e uma senhora do lar. Foram analisadas suas práticas diárias, identificando como utilizam a proporcionalidade em atividades como manejo de insumos, orçamento familiar e preparo de alimentos. Os resultados destacam a relevância da matemática prática e sua interação com a matemática escolar. 

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Publicado

2025-11-20

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

OLIVEIRA, Denise dos Santos; NASCIMENTO, Ana Maria Porto; SILVA, Getúlio Rocha. Proporcionalidade no âmbito rural: um estudo de casos com sujeitos não escolarizados. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1008.. Acesso em: 16 dec. 2025.

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