Etnomodelagem no Ensino da Matemática: formação de professores para práticas pedagógicas contextualizadas

Autores

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Etnomodelos, Valorização cultural

Resumo

A Etnomodelagem é uma proposta teórico-metodológica que busca valorizar e compreender os saberes matemáticos locais. Considera-se que grupos culturais distintos utilizam conhecimentos matemáticos que podem ser abordados no contexto escolar, por meio da Etnomodelagem. Assim, essa proposta pode contribuir para o ensino de Matemática possibilitando uma relação entre os conhecimentos matemáticos locais e a matemática acadêmica. Desse modo, o planejamento do minicurso adota uma abordagem qualitativa, em que os momentos da formação foram produzidos por meio de análise documental. Espera-se que este mini curso contribua para a impulsionar a utilização da Etnomodelagem nas práticas pedagógicas.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

LIMA NETA, Maria de Lourdes Pereira Lima Neta; RIBEIRO, Patricia dos Santos; ALMEIDA, Sara Inês dos Anjos de; PRAZERES, Rebeca Mata; PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. Etnomodelagem no Ensino da Matemática: formação de professores para práticas pedagógicas contextualizadas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1029.. Acesso em: 29 out. 2025.