Explorando quadriláteros pelas diagonais: uma abordagem investigativa mediada via GeoGebra Sala de Aula
Palavras-chave:
Quadriláteros, Diagonais, GeoGebra, Ensino, GeometriaResumo
O minicurso propõe a aplicação de uma sequência didática sobre o estudo das propriedades dos quadriláteros retângulo, quadrado, losango e paralelogramo por meio da análise de suas diagonais, com o apoio do ambiente GeoGebra Sala de Aula. A proposta visa fomentar a construção ativa do conhecimento por meio de situações de ação, formulação e validação, conforme Brousseau. As atividades foram organizadas em blocos, com construções dinâmicas e momentos de socialização para favorecer a argumentação matemática e a consolidação dos conceitos. Busca-se, assim, promover uma compreensão mais profunda das figuras geométricas e incentivar práticas pedagógicas interativas e investigativas no ensino de Geometria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.