Explorando quadriláteros pelas diagonais: uma abordagem investigativa mediada via GeoGebra Sala de Aula

Autores/as

Palabras clave:

Quadriláteros, Diagonais, GeoGebra, Ensino, Geometria

Resumen

O minicurso propõe a aplicação de uma sequência didática sobre o estudo das propriedades dos quadriláteros retângulo, quadrado, losango e paralelogramo por meio da análise de suas diagonais, com o apoio do ambiente GeoGebra Sala de Aula. A proposta visa fomentar a construção ativa do conhecimento por meio de situações de ação, formulação e validação, conforme Brousseau. As atividades foram organizadas em blocos, com construções dinâmicas e momentos de socialização para favorecer a argumentação matemática e a consolidação dos conceitos. Busca-se, assim, promover uma compreensão mais profunda das figuras geométricas e incentivar práticas pedagógicas interativas e investigativas no ensino de Geometria.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

FILHO, Vilemar Fragas dos Reis; FARIAS, Ronald Lima; NASCIMENTO, Gustavo Pereira. Explorando quadriláteros pelas diagonais: uma abordagem investigativa mediada via GeoGebra Sala de Aula. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1033.. Acesso em: 13 sep. 2025.