Explorando Fractais no Ensino Médio

Autores

  • Ana Angelica José Torres Universidade Federal do Oeste da Bahia Autor https://orcid.org/0009-0006-9192-9887
  • Maria Letícia da Silva Satelis Universidade Federal do Oeste da Bahia Autor
  • Charles Eduardo Rodrigues Vieira Universidade Federal do Oeste da Bahia Autor
  • Fabio Nunes da Silva Universidade Federal do Oeste da Bahia Autor
  • Luryane Ferreira de Souza Universidade Federal do Oeste da Bahia Autor https://orcid.org/0000-0001-5532-0632

Palavras-chave:

Geometria Fractal, Ensino Médio, Educação Matemática, Metodologia Ativa, Matemática Visual

Resumo

O presente minicurso tem como objetivo apresentar uma visão panorâmica da geometria fractal, abordando seu contexto histórico, propriedades e discutir seu potencial como recurso didático no ensino de matemática, especialmente no Ensino Médio. A proposta inclui atividades práticas que incentivam a experimentação e a construção de figuras fractais com materiais acessíveis, promovendo uma experiência de aprendizagem visual e interativa, além de discussões em grupo sobre a aplicabilidade em sala de aula. O minicurso busca contribuir para a inserção de temas não-euclidianos na escola, de modo a engajar estudantes com a matemática.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

TORRES, Ana Angelica José; SATELIS, Maria Letícia da Silva; VIEIRA, Charles Eduardo Rodrigues; SILVA, Fabio Nunes da; SOUZA, Luryane Ferreira de. Explorando Fractais no Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–4, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1043.. Acesso em: 29 out. 2025.