Uma proposta didática com tangram: construir, jogar e estudar

Autores

  • Kaio César de Santana Ferreira Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Brunna Batista Costa Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Rosane Leite Funato Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Elisângela Silva Farias Universidade Estadual de Santa Cruz Autor

Palavras-chave:

Tangram, Desenho Geométrico, Abordagem Instrumental

Resumo

Este trabalho trata do estudo da Geometria Plana por intermédio do quebra-cabeça Tangram à luz da Abordagem Instrumental proposta por Rabardel (1995). Nesse âmbito, tem-se como objetivo identificar as potencialidades e os entraves do Tangram como tecnologia na aquisição de conceitos matemáticos nos anos finais do Ensino Fundamental. Em concordância com o objetivo, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, com intuito de compreender e interpretar os fenômenos do processo de ensino e aprendizagem a partir do auxílio da tecnologia em destaque. Pretendemos, assim, ofertar esse minicurso com 20 vagas, proporcionando ao professor e ao futuro professor de Matemática a apresentação do Tangram como um recurso didático capaz de fornecer alternativas para estudar conhecimentos geométricos integrando o Tangram em sua prática pedagógica, pois o mesmo, apresenta-se como um potencializador para o processo de ensino e aprendizagem da Geometria.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

PONTES, D.F. N.; LOPES, S.C.C. O Uso do tangram como material lúdico em sala de aula. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades São Paulo

– SP, 13 a 16 de julho de 2016.

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

FERREIRA, Kaio César de Santana; COSTA, Brunna Batista; FUNATO, Rosane Leite; FARIAS, Elisângela Silva. Uma proposta didática com tangram: construir, jogar e estudar. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/127.. Acesso em: 18 fev. 2025.