O software geogebra como elemento facilitador no ensino de produto de vetor por um escalar

Autores

  • Jhennyfer Dantas Moura Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Michele Silva de Araujo Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Deiziane Coutinho de Miranda Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Oficina Pedagógica, Produto Escalar, GeoGebra, Vetores

Resumo

O trabalho aqui exposto objetiva discorrer a respeito de nossas vivências com a oficina pedagógica denominada “O software GeoGebra como elemento facilitador no ensino de produto de vetor por um escalar”, promovida pelo Projeto de Pesquisa e Extensão: Matemática na Educação Básica: Materiais Didáticos Manipulativos. A oficina teve como público-alvo alunos do Curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do campus VII, localizada em Senhor do Bonfim – BA, matriculados no Componente Curricular Geometria Analítica I. Com isto, pontuamos que o presente trabalho pode ser caracterizado como um artigo qualitativo, com caráter exploratório, visto que ele permite uma análise mais ampla dos resultados recolhidos, como afirma Gibbs (2009). Destacamos, ainda, que a oficina se originou devido à premência da implementação de materiais alternativos e didáticos como suporte no lecionamento de Matemática, especificamente no tópico: “produto de vetor por um escalar” incluso no componente de Geometria Analítica, dos Cursos de Licenciatura em Matemática. Desse modo, com a oficina pedagógica, percebemos que a utilização do software GeoGebra é plausível como recurso de apoio no ensino-aprendizagem desse conteúdo. Portanto, esse aplicativo pode ser caracterizado como uma ferramenta lúdica que auxilia o ensinamento de disciplinas no Ensino Superior direcionadas à Geometria Analítica. Finalmente, almejamos, por meio do presente trabalho, incentivar novas pesquisas a respeito desse tema.

Referências

ANDRADE, Cíntia Cristiane de. O ensino da matemática para o cotidiano. 2013. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20861/2/MD_EDUMTE_2014_2_17.pdf. Acesso em: 30 de Abril de 2023

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=t1TWL4 w4cC&oi=fnd&pg=PA7&dq=pesquisa+qualitativa+&ots=G5b Rt37biA&sig=1rEDa0qRptwogKoU7g7BglpnXF8#v=onepage&q=pesquisa%20qualitat iva&f=false. Acesso em: 12 de Maio de 2023

VALÉRIO, A. V.; SOUZA, L. R. Ensino da geometria analítica com o uso do software GeoGebra. Revista Eletrônica de Educação e Ciência, Avaré, v. 3, n. 1, p. 7-14, 2013. Disponível em: https://www.fira.edu.br/revista/vol3_num1_pag7.pdf. Acesso em: 30 de Abril de 2023

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

MOURA, Jhennyfer Dantas; ARAUJO, Michele Silva de; MIRANDA, Deiziane Coutinho de. O software geogebra como elemento facilitador no ensino de produto de vetor por um escalar. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/55.. Acesso em: 18 fev. 2025.