GPEMAC: Vivenciando experiências com as oficinas
Palavras-chave:
Oficinas, GPEMAC, Abordagem Instrumental, TRRS, TADResumo
O Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC) criou o projeto de extensão "Oficinas do GPEMAC em teorias e na prática efetiva em laboratórios e salas de aula" com o objetivo de oferecer oficinas e capacitações para professores e estudantes de graduação que desejam aprimorar suas habilidades no uso de tecnologias para o ensino da matemática. O projeto se baseia em diferentes correntes didáticas, como a Abordagem Instrumental (ABIN) proposta por Rabardel, a Teoria de Registro de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval e a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard. O projeto visa ampliar o alcance do trabalho desenvolvido pelo grupo, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de matemática e para a formação de professores mais capacitados e atualizados em relação ao uso de tecnologias educacionais.
Referências
CHEVALLARD, Y. Les processus de transposition didactique et leur théorisation In G. Arsac et al.La transposition didactique à lépreuve (p. 135-180). La Pensée Sauvage.
Grenoble, 1994.
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- MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito - MS: LADIMA, 2016.
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