GPEMAC: Vivenciando experiências com as oficinas
Keywords:
Oficinas, GPEMAC, Abordagem Instrumental, TRRS, TADAbstract
O Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC) criou o projeto de extensão "Oficinas do GPEMAC em teorias e na prática efetiva em laboratórios e salas de aula" com o objetivo de oferecer oficinas e capacitações para professores e estudantes de graduação que desejam aprimorar suas habilidades no uso de tecnologias para o ensino da matemática. O projeto se baseia em diferentes correntes didáticas, como a Abordagem Instrumental (ABIN) proposta por Rabardel, a Teoria de Registro de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval e a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard. O projeto visa ampliar o alcance do trabalho desenvolvido pelo grupo, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de matemática e para a formação de professores mais capacitados e atualizados em relação ao uso de tecnologias educacionais.
Downloads
References
CHEVALLARD, Y. Les processus de transposition didactique et leur théorisation In G. Arsac et al.La transposition didactique à lépreuve (p. 135-180). La Pensée Sauvage.
Grenoble, 1994.
DUVAL R. (1993), Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de didactique et de sciences cognitives. IREM de Strasbourg, v. 5, p. 35-65.
HENRIQUES, A. Abordagem Instrumental e aplicações. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.23. p. 247-280, 2021.
HENRIQUES, Afonso. Análise Institucional & Sequência Didática como Metodologia de Pesquisa. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito
- MS. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. Bonito - MS: LADIMA, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.