O que a observação nos ensina sobre a resolução de operações com frações no 8° ano do Ensino Fundamental.

Autores

  • Vitória Rocha Silva Universidade Federal do Oeste da Bahia Autor
  • Ilan Carlos Santos de Carvalho Universidade Federal do Oeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

Frações, Pensamento matemático, Microinvestigação

Resumo

Esse relato de experiência descreve uma microinvestigação realizada por dois estudantes do curso de licenciatura em matemática, que tiveram como colaborador um estudante do 8° ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho foi observar e compreender como ocorre o processo de desenvolvimento do pensamento matemático de um indivíduo e sua aplicação na resolução de problemas que envolvam o objeto matemático número racional na forma fracionária. A ideia foi investigar como o estudante lida com esse conceito e como usa esse conhecimento em diferentes contextos. Para a realização dessa microinvestigação foram realizados sete encontros presenciais, mas neste relato iremos descrever apenas três desses encontros.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas. São Paulo: Ática, 1 ed., 2008.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Pesquisa qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. Mimesis, Bauru, v. 22, n. 1, p. 35-

, 2001.

VERGNAUD, G. Teoria dos Campos Conceituais TCC - Piaget e Vygotski em Gérard Vergnaud. 1 ed. Porto Alegre: Geempa, 2017.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SILVA, Vitória Rocha; CARVALHO, Ilan Carlos Santos de. O que a observação nos ensina sobre a resolução de operações com frações no 8° ano do Ensino Fundamental. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–11, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/69.. Acesso em: 16 mar. 2025.