O que a observação nos ensina sobre a resolução de operações com frações no 8° ano do Ensino Fundamental.
Palavras-chave:
Frações, Pensamento matemático, MicroinvestigaçãoResumo
Esse relato de experiência descreve uma microinvestigação realizada por dois estudantes do curso de licenciatura em matemática, que tiveram como colaborador um estudante do 8° ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho foi observar e compreender como ocorre o processo de desenvolvimento do pensamento matemático de um indivíduo e sua aplicação na resolução de problemas que envolvam o objeto matemático número racional na forma fracionária. A ideia foi investigar como o estudante lida com esse conceito e como usa esse conhecimento em diferentes contextos. Para a realização dessa microinvestigação foram realizados sete encontros presenciais, mas neste relato iremos descrever apenas três desses encontros.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas. São Paulo: Ática, 1 ed., 2008.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Pesquisa qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. Mimesis, Bauru, v. 22, n. 1, p. 35-
, 2001.
VERGNAUD, G. Teoria dos Campos Conceituais TCC - Piaget e Vygotski em Gérard Vergnaud. 1 ed. Porto Alegre: Geempa, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.