Construção dos sólidos geométricos no ensino dos poliedros platônicos

Autores

  • Jéssica Barbosa Pessôa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Paulo Ricardo Pereira Santos Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Alexsandra Oliveira Andrade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Galvina Maria de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

Geometria, Residência Pedagógica, Poliedros

Resumo

RESUMO

De maneira etimológica a Geometria tem a seguinte formação geo significa terra e metria é denotado como medir, logo esta ciência teria o significado de medir a terra. A partir desta análise é possível observar a importância da Geometria para a sociedade, de maneira mais enfática em áreas como construção civil e arquitetura seu uso é essencial e até na própria arte é possível aplicar seus conceitos. Sendo assim a abordagem desta área pelo professor de Matemática tem grande importância para a vida do educando. É através dela que o estudante poderá fazer sua leitura das formas, classificar os elementos e aplicar os seus conceitos. Contudo, grande parte os conceitos matemáticos são abstratos e não fazem sentido para os estudantes, o que pode gerar dificuldades no seu aprendizado. Dessa forma o desenvolvimento da Geometria com o uso de materiais manipuláveis, softwares dinâmicos entres outros recursos, se tornam grandes potencializadores para ensino e a aprendizagem. Portanto buscou-se o elaborar uma oficina com o conteúdo de poliedros em dois colégios estaduais da cidade de Vitória da Conquista, sendo está desenvolvidas através da interação com material manipulável. Nesse viés, este relato tem como objetivo discutir, refletir e analisar o desenvolvimento desta oficina em duas turmas de terceira série do Ensino Médio, com o uso de alguns recursos que podem tornar a aula mais dinâmica e prazerosa, e quais foram às contribuições e discussões geradas tanto para os residentes, quanto para os educandos da educação básica.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Brasília, 6 abr. 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 de mai.

SANTOS, Maurinete Costa dos; BRUGNERA, Elisangela Dias. O ensino de poliedros platônicos utilizando materiais manipuláveis no 2º ano do ensino médio. Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, v. 4, n. 3, 30 set. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17561/riai.v4.n3.6. Acesso em: 06 jun.

SOARES, Carlos Henrique; MARCIEL, Jailton de Araujo. Estudo dos poliedros platônicos através do uso de materiais didáticos manipuláveis. Anais do VI CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76999. Acesso em: 05 de jun. 2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

PESSÔA, Jéssica Barbosa; SILVA, Paulo Ricardo Pereira Santos; ANDRADE, Alexsandra Oliveira; SOUZA, Galvina Maria de. Construção dos sólidos geométricos no ensino dos poliedros platônicos. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–9, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/76.. Acesso em: 25 abr. 2025.