O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SENHOR DO BONFIM, BAHIA, BRASIL
Palavras-chave:
Ensino de Estatística, Oficina Pedagógica, Ensino de MatemáticaResumo
Este relato é resultado das vivências de um componente curricular, Laboratório do Ensino da Matemática I (LEM I), proposta do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Brasil campus VII. Portanto, objetivou-se, relatar e refletir sobre o ensino de estatística por meio de uma Oficina Pedagógica com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em Senhor do Bonfim - BA, no decorrer do 2º semestre do ano de 2022. Partindo das vivências, percebemos a importância do uso de diferentes metodologias que estejam articuladas com a realidade e cotidiano dos estudantes, as quais contribuíram no processo de ensino e aprendizagem da estatística. Além disso, notamos a complexidade no processo de ensino de Matemática e, o quanto essa experiência de vivenciar a docência como futuro professor de Matemática foi significativa.
Referências
BAHIA. Projeto De Reconhecimento Do Curso De Licenciatura Em Matemática. Universidade do Estado da Bahia. UNEB. Campus VII. Senhor do Bonfim – 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, SEB, 2018.
D’AMBRÓSIO, Beatriz. Formação de professores de matemática para o século XXI: O grande desafio. *Pró - Posições*, Campinas, n. 1 (10) p. 35-40, mar. 1993.
IGNÁCIO, Sérgio Aparecido. Importância da estatística para o processo de conhecimento e tomada de decisão. *Revista Paranaense de Desenvolvimento-RPD*, n. 118, p. 175-192, 2010.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. *CONJECTURA: filosofia e educação*, v. 14, n. 2, 2009.
RODRIGUES, Tatiane Daby de Fatima Faria; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; DOS SANTOS, Josely Alves. As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. *Revista Prisma*, v. 2, n. 1, p. 154-174, 2021.
WALICHINSKI, Danieli. Contextualização no Ensino de Estatística: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.