O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SENHOR DO BONFIM, BAHIA, BRASIL

Autores

  • Alice Bispo dos Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Luana Souza dos Reis Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Hallyson Lucas de Moura Lima Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Suericka Rodrigues Conceição Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Alayde Ferreira dos Santos Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Oficina Pedagógica, Ensino de Matemática

Resumo

Este relato é resultado das vivências de um componente curricular, Laboratório do Ensino da Matemática I (LEM I), proposta do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Brasil campus VII. Portanto, objetivou-se, relatar e refletir sobre o ensino de estatística por meio de uma Oficina Pedagógica com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em Senhor do Bonfim - BA, no decorrer do 2º semestre do ano de 2022. Partindo das vivências, percebemos a importância do uso de diferentes metodologias que estejam articuladas com a realidade e cotidiano dos estudantes, as quais contribuíram no processo de ensino e aprendizagem da estatística. Além disso, notamos a complexidade no processo de ensino de Matemática e, o quanto essa experiência de vivenciar a docência como futuro professor de Matemática foi significativa.

Referências

BAHIA. Projeto De Reconhecimento Do Curso De Licenciatura Em Matemática. Universidade do Estado da Bahia. UNEB. Campus VII. Senhor do Bonfim – 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, SEB, 2018.

D’AMBRÓSIO, Beatriz. Formação de professores de matemática para o século XXI: O grande desafio. *Pró - Posições*, Campinas, n. 1 (10) p. 35-40, mar. 1993.

IGNÁCIO, Sérgio Aparecido. Importância da estatística para o processo de conhecimento e tomada de decisão. *Revista Paranaense de Desenvolvimento-RPD*, n. 118, p. 175-192, 2010.

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. *CONJECTURA: filosofia e educação*, v. 14, n. 2, 2009.

RODRIGUES, Tatiane Daby de Fatima Faria; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; DOS SANTOS, Josely Alves. As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. *Revista Prisma*, v. 2, n. 1, p. 154-174, 2021.

WALICHINSKI, Danieli. Contextualização no Ensino de Estatística: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTOS, Alice Bispo dos; REIS, Luana Souza dos; LIMA, Hallyson Lucas de Moura; CONCEIÇÃO, Suericka Rodrigues; SANTOS, Alayde Ferreira dos. O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SENHOR DO BONFIM, BAHIA, BRASIL. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–9, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/766.. Acesso em: 3 nov. 2024.