O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SENHOR DO BONFIM, BAHIA, BRASIL
Keywords:
Ensino de Estatística, Oficina Pedagógica, Ensino de MatemáticaAbstract
Este relato é resultado das vivências de um componente curricular, Laboratório do Ensino da Matemática I (LEM I), proposta do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Brasil campus VII. Portanto, objetivou-se, relatar e refletir sobre o ensino de estatística por meio de uma Oficina Pedagógica com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em Senhor do Bonfim - BA, no decorrer do 2º semestre do ano de 2022. Partindo das vivências, percebemos a importância do uso de diferentes metodologias que estejam articuladas com a realidade e cotidiano dos estudantes, as quais contribuíram no processo de ensino e aprendizagem da estatística. Além disso, notamos a complexidade no processo de ensino de Matemática e, o quanto essa experiência de vivenciar a docência como futuro professor de Matemática foi significativa.
References
BAHIA. Projeto De Reconhecimento Do Curso De Licenciatura Em Matemática. Universidade do Estado da Bahia. UNEB. Campus VII. Senhor do Bonfim – 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, SEB, 2018.
D’AMBRÓSIO, Beatriz. Formação de professores de matemática para o século XXI: O grande desafio. *Pró - Posições*, Campinas, n. 1 (10) p. 35-40, mar. 1993.
IGNÁCIO, Sérgio Aparecido. Importância da estatística para o processo de conhecimento e tomada de decisão. *Revista Paranaense de Desenvolvimento-RPD*, n. 118, p. 175-192, 2010.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. *CONJECTURA: filosofia e educação*, v. 14, n. 2, 2009.
RODRIGUES, Tatiane Daby de Fatima Faria; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; DOS SANTOS, Josely Alves. As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. *Revista Prisma*, v. 2, n. 1, p. 154-174, 2021.
WALICHINSKI, Danieli. Contextualização no Ensino de Estatística: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.