O uso do jogo avançando com o resto no estudo do algoritmo da divisão em turmas da 1ª série do Ensino Médio
Palavras-chave:
Avançando com o resto, Algoritmo da divisão, Jogos. Ensino de MatemáticaResumo
O presente relato de experiência apresenta alguns resultados obtidos com a aplicação do jogo “Avançando com o Resto” em turmas do 1º ano do ensino médio. Com essa atividade, pretendíamos resgatar os conhecimentos dos estudantes sobre o algoritmo da divisão ou retomar a prática para aqueles estudantes que já possuíam habilidade de usá- lo. Percebemos o engajamento dos estudantes nos cálculos da atividade por se tratar de um jogo. Acreditamos que a atividade foi bastante positiva, permitindo a interação entre estudantes, o compartilhamento de conhecimentos e também a prática do algoritmo da divisão. O jogo foi essencial para que nas aulas posteriores pudéssemos dar continuidade a aprendizagem da divisão, principalmente através da resolução de problemas.
Referências
BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEEB). Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB): etapa do ensino médio. Disponível em: http://dcrb.educacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/DCRB-09_08_22_COM- MATRIZES.pdf. Acesso em: 23 de abril de 2023.
GRANDO, R.C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 224p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em:https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2000.210144. Acesso em: 08 jun. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP). Avançando com o resto. Disponível em: https://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/eventos/2- cejta/regras-dos-jogos/5-ano---avancando-com-o-resto/. Acesso em: 23 de abril de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.