Contribuições do Programa Residência Pedagógica para discentes de um curso de Licenciatura em Matemática

Autores

Resumo

Neste artigo, buscamos analisar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial de discentes de um curso de Licenciatura em Matemática, investigando como esse programa pode colaborar para a construção da experiência profissional inicial e para a expansão dos saberes pedagógicos essenciais à docência. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi inspirada metodologicamente na estrutura do Estudo do Conceito para a produção e análise dos dados. Os participantes foram residentes que participaram da oferta do Programa de Residência Pedagógica no ano de 2024. Os resultados indicam que o PRP contribui para o desenvolvimento didático-metodológico dos residentes, promove o sentimento de pertencimento e compreensão das atividades realizadas pelos docentes, estimula a reflexão ativa, favorece o aperfeiçoamento da prática pedagógica, facilita a construção de vínculos com os alunos, ressalta a importância da formação inicial e incentiva a produção acadêmica e científica.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

OLIVEIRA, Érica Macedo de; COUTINHO, Jean Lázaro da Encarnação. Contribuições do Programa Residência Pedagógica para discentes de um curso de Licenciatura em Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/806.. Acesso em: 13 set. 2025.