Fuzzy na Educação Básica: É possível
Palavras-chave:
Modelagem Fuzzy. Modelagem Matemática. Linguagem Fuzzy. Matemática Clássica e Fuzzy.Resumo
O presente artigo de revisão tem por objetivo principal identificar e analisar alguns estudos qualitativos que abordam a aplicação da teoria de conjuntos fuzzy no contexto da Educação Básica e direcionadas a estudantes de graduação com pouca ou nenhuma experiência com o raciocínio fuzzy. Uma vez que identificamos a ausência de material bibliográfico consolidado sobre o tema, a pesquisa visa mapear as abordagens existentes, identificar os principais conceitos e ferramentas utilizadas e analisar os resultados alcançados. Para tanto usamos uma abordagem qualitativa de análise do conteúdo na qual selecionamos quatro trabalhos, Corcoll-Spina (2010), Merli (2012), Gayer (2017) e Borges (2022). Destacamos a prevalência da modelagem matemática com temas reais e atuais como forma de introduzir os conceitos da Teoria Fuzzy para estudantes da Educação Básica. Além disso, os trabalhos analisados, apontam o potencial dessa prática pedagógica para despertar o interesse, engajar e ampliar a compreensão dos estudantes sobre sistemas que envolvem a subjetividade e a incerteza.
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