Fuzzy na Educação Básica: É possível

Autores/as

Palabras clave:

Modelagem Fuzzy. Modelagem Matemática. Linguagem Fuzzy. Matemática Clássica e Fuzzy.

Resumen

O presente artigo de revisão tem por objetivo principal identificar e analisar alguns estudos qualitativos que abordam a aplicação da teoria de conjuntos fuzzy no contexto da Educação Básica e direcionadas a estudantes de graduação com pouca ou nenhuma experiência com o raciocínio fuzzy. Uma vez que identificamos a ausência de material bibliográfico consolidado sobre o tema, a pesquisa visa mapear as abordagens existentes, identificar os principais conceitos e ferramentas utilizadas e analisar os resultados alcançados. Para tanto usamos uma abordagem qualitativa de análise do conteúdo na qual selecionamos quatro trabalhos, Corcoll-Spina (2010), Merli (2012), Gayer (2017) e Borges (2022). Destacamos a prevalência da modelagem matemática com temas reais e atuais como forma de introduzir os conceitos da Teoria Fuzzy para estudantes da Educação Básica. Além disso, os trabalhos analisados, apontam o potencial dessa prática pedagógica para despertar o interesse, engajar e ampliar a compreensão dos estudantes sobre sistemas que envolvem a subjetividade e a incerteza.

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Publicado

2025-11-20

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

BASTOS, Ana Clara Leal Bastos; SILVA, Geizane Lima da. Fuzzy na Educação Básica: É possível. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/811.. Acesso em: 16 dec. 2025.

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