Desvendando Padrões: Explorando o Pensamento Algébrico na Sala de Aula
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Aprendizagem Exploratória, Padrões NuméricosResumo
Este relato de experiência apresenta uma abordagem exploratória para o ensino da Álgebra no sexto ano do Ensino Fundamental, fundamentada no desenvolvimento do pensamento algébrico e nas diretrizes da BNCC. Tem como objetivo analisar, por meio de uma atividade exploratória, o pensamento algébrico dos estudantes de uma turma do sexto ano. Para isso, foi aplicada uma sequência didática na qual os estudantes foram incentivados a identificar padrões e elaborar estratégias matemáticas para a construção de sequências numéricas ou figurais. A aplicação da sequência apresentou pontos positivos como engajamento dos estudantes, mas também desafios, como dificuldades em generalizar padrões. Os resultados reforçam a importância de práticas pedagógicas que transcendam a memorização, favorecendo a construção do conhecimento de forma dinâmica e contextualizada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.