Desvendando Padrões: Explorando o Pensamento Algébrico na Sala de Aula

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Aprendizagem Exploratória, Padrões Numéricos

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma abordagem exploratória para o ensino da Álgebra no sexto ano do Ensino Fundamental, fundamentada no desenvolvimento do pensamento algébrico e nas diretrizes da BNCC. Tem como objetivo analisar, por meio de uma atividade exploratória, o pensamento algébrico dos estudantes de uma turma do sexto ano. Para isso, foi aplicada uma sequência didática na qual os estudantes foram incentivados a identificar padrões e elaborar estratégias matemáticas para a construção de sequências numéricas ou figurais. A aplicação da sequência apresentou pontos positivos como engajamento dos estudantes, mas também desafios, como dificuldades em generalizar padrões. Os resultados reforçam a importância de práticas pedagógicas que transcendam a memorização, favorecendo a construção do conhecimento de forma dinâmica e contextualizada.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SILVA, Catarine Freitas e; MIRANDA, Kaliane Gomes; ASSIS, Laura Beatriz S. de; SANTOS, Paloma da Silva; COSTA, Nancy Lima. Desvendando Padrões: Explorando o Pensamento Algébrico na Sala de Aula. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/833.. Acesso em: 13 set. 2025.