Desvendando Padrões: Explorando o Pensamento Algébrico na Sala de Aula
Palabras clave:
Ensino de Matemática, Aprendizagem Exploratória, Padrões NuméricosResumen
Este relato de experiência apresenta uma abordagem exploratória para o ensino da Álgebra no sexto ano do Ensino Fundamental, fundamentada no desenvolvimento do pensamento algébrico e nas diretrizes da BNCC. Tem como objetivo analisar, por meio de uma atividade exploratória, o pensamento algébrico dos estudantes de uma turma do sexto ano. Para isso, foi aplicada uma sequência didática na qual os estudantes foram incentivados a identificar padrões e elaborar estratégias matemáticas para a construção de sequências numéricas ou figurais. A aplicação da sequência apresentou pontos positivos como engajamento dos estudantes, mas também desafios, como dificuldades em generalizar padrões. Os resultados reforçam a importância de práticas pedagógicas que transcendam a memorização, favorecendo a construção do conhecimento de forma dinâmica e contextualizada.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.