Uma Experimentação com Jogos na Resolução de Problemas
Palavras-chave:
Resolução de problemas, Jogos didáticos, Aprendizagem ativa, Tendências de ensino, Educação matemáticaResumo
O propósito deste relato de experiência é examinar a aplicação da resolução de problemas como tendência de ensino de matemática, por meio do uso de jogos como recurso didático. A base teórica reside nos alicerces da resolução de problemas, a exemplo dos trabalhos de Polya (2014) e Schoenfeld (2014), e em pesquisas que evidenciam o papel dos jogos no aprimoramento do raciocínio lógico, da percepção metacognitiva e da linha de pensamento estratégica, como Almeida (2012) e Silva (2008). Em termos metodológicos, a experiência consistiu na aplicação de Jogos do tipo Sperner no Laboratório de Ensino de Matemática (LABOMAT) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) na disciplina Educação Matemática e Tendências de Ensino, no P.L. 2024.2, ministrada pelo professor Me. Gerson dos Santos Farias. Nos resultados, notou-se que os jogos estabelecem um cenário de aprendizado que enaltece a prática, aceita o erro como parte do processo e estimula a reflexão, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e metacognitivo dos envolvidos
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