Uma Experimentação com Jogos na Resolução de Problemas

Autores/as

Palabras clave:

Resolução de problemas, Jogos didáticos, Aprendizagem ativa, Tendências de ensino, Educação matemática

Resumen

O propósito deste relato de experiência é examinar a aplicação da resolução de problemas como tendência de ensino de matemática, por meio do uso de jogos como recurso didático. A base teórica reside nos alicerces da resolução de problemas, a exemplo dos trabalhos de Polya (2014) e Schoenfeld (2014), e em pesquisas que evidenciam o papel dos jogos no aprimoramento do raciocínio lógico, da percepção metacognitiva e da linha de pensamento estratégica, como Almeida (2012) e Silva (2008). Em termos metodológicos, a experiência consistiu na aplicação de Jogos do tipo Sperner no Laboratório de Ensino de Matemática (LABOMAT) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) na disciplina Educação Matemática e Tendências de Ensino, no P.L. 2024.2, ministrada pelo professor Me. Gerson dos Santos Farias. Nos resultados, notou-se que os jogos estabelecem um cenário de aprendizado que enaltece a prática, aceita o erro como parte do processo e estimula a reflexão, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e metacognitivo dos envolvidos

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Publicado

2025-11-20

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

VALE, Davi Castro Sertão do; SOUZA, Giovana Silva; ALVES, Ícaro Souza; JESUS, Lívia Moreira de. Uma Experimentação com Jogos na Resolução de Problemas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/841.. Acesso em: 16 dec. 2025.

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