MDC e MMC em ação: estratégias visuais e lúdicas no ensino médio
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Oficina, Ensino Médio, Estratégias didáticasResumo
Este relato de experiência tem como objetivo incentivar os alunos a utilizarem diferentes estratégias — além dos algoritmos tradicionais — para a determinação do Máximo Divisor Comum (MDC) e do Mínimo Múltiplo Comum (MMC), explorando, sobretudo, suas possíveis relações com a geometria. A atividade foi realizada com estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Alagoinhas-BA, no âmbito da disciplina “Prática em Teoria dos Números e Álgebra”, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), integrando ações de extensão. A oficina, com duração de quatro horas-aula, foi estruturada em quatro etapas: revisão teórica, uso do geoplano, exploração do software GeoGebra e aplicação de um quiz na plataforma Kahoot!. O uso de recursos visuais, manipulativos e digitais contribuiu para ampliar a compreensão conceitual dos estudantes, despertando maior interesse e promovendo a construção significativa do conhecimento matemático.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.