MDC e MMC em ação: estratégias visuais e lúdicas no ensino médio

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Oficina, Ensino Médio, Estratégias didáticas

Resumen

Este relato de experiência tem como objetivo incentivar os alunos a utilizarem diferentes estratégias — além dos algoritmos tradicionais — para a determinação do Máximo Divisor Comum (MDC) e do Mínimo Múltiplo Comum (MMC), explorando, sobretudo, suas possíveis relações com a geometria. A atividade foi realizada com estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Alagoinhas-BA, no âmbito da disciplina “Prática em Teoria dos Números e Álgebra”, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), integrando ações de extensão. A oficina, com duração de quatro horas-aula, foi estruturada em quatro etapas: revisão teórica, uso do geoplano, exploração do software GeoGebra e aplicação de um quiz na plataforma Kahoot!. O uso de recursos visuais, manipulativos e digitais contribuiu para ampliar a compreensão conceitual dos estudantes, despertando maior interesse e promovendo a construção significativa do conhecimento matemático.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

ANDRADE, Maykon Luccas Nascimento; BAQUEIRO, Grace Dórea Santos; SILVA, Maria Eliana Santana da Cruz. MDC e MMC em ação: estratégias visuais e lúdicas no ensino médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/846.. Acesso em: 13 sep. 2025.