Trigonometria: Uma experiência de ensino para além dos livros

Autores

  • Jesana Menezes Araújo Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Trigonometria, Ensino de Matemática, Círculo Trigonométrico, Percepção, Geometria

Resumo

Este relato tem como objetivo compartilhar uma experiência de ensino sobre o conteúdo de Trigonometria no Círculo Trigonométrico, durante o Componente Curricular de Matemática II, na perspectiva de uma discente do 2° semestre do curso de Licenciatura em Matemática. As aulas foram desenvolvidas com o intuito de construir nos estudantes uma nova gama de conhecimentos sobre o tema, enfatizando não apenas a fixação dos conteúdos, como também a visualização da aplicação desses saberes em outros contextos, por meio do uso de diversos recursos, como softwares e materiais concretos. Assim, essa vivência contribuiu para um aprendizado com potencial de se propagar eficazmente, não se limitando a uma retenção de conhecimento, mas entendendo diferentes  maneiras de transmiti-lo. Inicialmente, o que parecia ser solto e vazio passou a se entrelaçar e a ter significado. Compreendi, então, a importância de estudar a partir da definição e não somente do conceito, desfrutando, assim, da riqueza que uma boa didática pode proporcionar a mim e a outros estudantes.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

ARAÚJO, Jesana Menezes. Trigonometria: Uma experiência de ensino para além dos livros. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/847.. Acesso em: 13 set. 2025.