De especial à regular: uma jornada como estudantes da pós-graduação
Palavras-chave:
Pós-Graduação, Mestrado, Pesquisa Acadêmica, Aluno Especial, Aluno regularResumo
Este trabalho tem como objetivo relatar de que forma a experiência como aluno especial contribuiu para o ingresso de três estudantes como alunos regulares em programas de pós-graduação. A partir da participação em disciplinas ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz, os autores vivenciaram práticas acadêmicas como leituras, debates e produção de textos, que fortaleceram sua formação e despertaram interesses de pesquisa. O relato evidencia como essa vivência possibilitou uma adaptação mais fluida à rotina da pós-graduação. As experiências permitiram o amadurecimento acadêmico, o contato direto com discentes e docentes do Programa e inspirou a construção de projetos de pesquisa. Além disso, contribuíram para o desenvolvimento de habilidades como escrita científica e argumentação. Dessa forma, destaca-se a importância dos editais de aluno especial como estratégias eficazes de aproximação entre graduação e pós-graduação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.