De especial à regular: uma jornada como estudantes da pós-graduação

Authors

Keywords:

Pós-Graduação, Mestrado, Pesquisa Acadêmica, Aluno Especial, Aluno regular

Abstract

Este trabalho tem como objetivo relatar de que forma a experiência como aluno especial contribuiu para o ingresso de três estudantes como alunos regulares em programas de pós-graduação. A partir da participação em disciplinas ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz, os autores vivenciaram práticas acadêmicas como leituras, debates e produção de textos, que fortaleceram sua formação e despertaram interesses de pesquisa. O relato evidencia como essa vivência possibilitou uma adaptação mais fluida à rotina da pós-graduação. As experiências permitiram o amadurecimento acadêmico, o contato direto com discentes e docentes do Programa e inspirou a construção de projetos de pesquisa. Além disso, contribuíram para o desenvolvimento de habilidades como escrita científica e argumentação. Dessa forma, destaca-se a importância dos editais de aluno especial como estratégias eficazes de aproximação entre graduação e pós-graduação.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

SILVA, Reilan Bomfim da; RIBEIRO, Rayane Vieira; FERREIRA, Kaio César de Santana. De especial à regular: uma jornada como estudantes da pós-graduação. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/849.. Acesso em: 13 sep. 2025.