Bingo Pitagórico: um relato de experiência didática no ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Teorema de Pitágoras, Oficinas Pedagógicas, Formação Docente

Resumo

Este trabalho relata a experiência de aplicação de uma oficina pedagógica baseada no Teorema de Pitágoras, desenvolvida durante o Estágio Supervisionado II, com alunos do Ensino Fundamental em uma escola pública de Tanque Novo (BA). A oficina teve como objetivo proporcionar uma aprendizagem significativa por meio de uma metodologia lúdica e interativa, utilizando o jogo “Bingo Pitagórico”. A pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou analisar o impacto da atividade no processo de ensino e aprendizagem, a partir da observação das interações em sala, da análise das respostas dos alunos e das reflexões pedagógicas da equipe docente. A oficina foi estruturada em momentos de introdução teórica do conteúdo, aplicação prática com o jogo e avaliação dos resultados. Os dados indicaram que a atividade contribuiu para o engajamento dos alunos, facilitando a compreensão do Teorema de Pitágoras e estimulando a participação ativa nas aulas de matemática. A experiência demonstrou o potencial das oficinas como recursos didáticos eficazes no ensino de conteúdos geométricos.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

CARDOSO , Kelly Kauany Oliveira; MAGALHÃES, Kelly Silva; SILVA , Paloma Magalhães. Bingo Pitagórico: um relato de experiência didática no ensino fundamental. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/850.. Acesso em: 13 set. 2025.