Bingo Pitagórico: um relato de experiência didática no ensino fundamental
Keywords:
Ensino da Matemática, Teorema de Pitágoras, Oficinas Pedagógicas, Formação DocenteAbstract
Este trabalho relata a experiência de aplicação de uma oficina pedagógica baseada no Teorema de Pitágoras, desenvolvida durante o Estágio Supervisionado II, com alunos do Ensino Fundamental em uma escola pública de Tanque Novo (BA). A oficina teve como objetivo proporcionar uma aprendizagem significativa por meio de uma metodologia lúdica e interativa, utilizando o jogo “Bingo Pitagórico”. A pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou analisar o impacto da atividade no processo de ensino e aprendizagem, a partir da observação das interações em sala, da análise das respostas dos alunos e das reflexões pedagógicas da equipe docente. A oficina foi estruturada em momentos de introdução teórica do conteúdo, aplicação prática com o jogo e avaliação dos resultados. Os dados indicaram que a atividade contribuiu para o engajamento dos alunos, facilitando a compreensão do Teorema de Pitágoras e estimulando a participação ativa nas aulas de matemática. A experiência demonstrou o potencial das oficinas como recursos didáticos eficazes no ensino de conteúdos geométricos.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.