Calculadora de frações: relatos sobre o uso de material concreto nas aulas de Matemática
Palavras-chave:
Material Concreto, Ensino de frações, Calculadora de fraçõesResumo
No presente trabalho, apresento o relato de uma experiência com a docência da disciplina de Matemática em turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental. A experiência se refere a uma atividade realizada com os alunos que consistia na construção e utilização de uma régua (nomeada nesse texto por calculadora) para os cálculos de adições e subtrações de frações. A atividade foi proposta com o objetivo de proporcionar momentos de discussões e mobilização de conhecimentos em tópicos relacionados às propriedades e operações com frações, uma vez que a maioria dos alunos de ambas as turmas apresentavam dificuldades. A experiência mostrou que a partir do manuseio de objetos concretos que representavam frações, o papel do numerador e denominador no processo operacional de adição e subtração de frações foi esclarecido e por consequência o algoritmo para cálculo dessas operações foi compreendido, demonstrando a potencialidade da calculadora de frações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.