Calculadora de frações: relatos sobre o uso de material concreto nas aulas de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Material Concreto, Ensino de frações, Calculadora de frações

Resumo

No presente trabalho, apresento o relato de uma experiência com a docência da disciplina de Matemática em turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental. A experiência se refere a uma atividade realizada com os alunos que consistia na construção e utilização de uma régua (nomeada nesse texto por calculadora) para os cálculos de adições e subtrações de frações. A atividade foi proposta com o objetivo de proporcionar momentos de discussões e mobilização de conhecimentos em tópicos relacionados às propriedades e operações com frações, uma vez que a maioria dos alunos de ambas as turmas apresentavam dificuldades. A experiência mostrou que a partir do manuseio de objetos concretos que representavam frações, o papel do numerador e denominador no processo operacional de adição e subtração de frações foi esclarecido e por consequência o algoritmo para cálculo dessas operações foi compreendido, demonstrando a potencialidade da calculadora de frações.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

DALTRO, Guilherme Cardoso. Calculadora de frações: relatos sobre o uso de material concreto nas aulas de Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/852.. Acesso em: 13 set. 2025.