Desenvolvimento do Conteúdo de Permutação Simples no Ensino Médio por meio da Robótica Educacional

Autores

Palavras-chave:

Permutação Simples, Robótica Educacional, Estágio Supervisionado, Ensino de Matemática, Tecnologia na Educação

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre a utilização de um robô como ferramenta de ensino para abordar o conteúdo de permutação simples em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, desenvolvido por um discente de licenciatura em matemática durante o Programa Residência Pedagógica. O processo envolveu estudos básicos sobre robótica, a construção do robô "Pitágoras" e sua aplicação em sala de aula. A inserção dessa tecnologia permitiu uma abordagem mais interativa e protagonista por parte dos estudantes. Durante essa experiência, foram encontradas possibilidades e dificuldades na utilização de uma ferramenta educacional ligada à robótica, além de destacar a importância da integração de tecnologia no ensino e sugestões de melhorias futuras para a ferramenta utilizada.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

DIAS, Ronald Pereira; SOUZA, Galvina Maria de. Desenvolvimento do Conteúdo de Permutação Simples no Ensino Médio por meio da Robótica Educacional. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/857.. Acesso em: 13 set. 2025.