Nivelamento no IF Baiano: superando defasagens no ensino de matemática
Palavras-chave:
Nivelamento, Educação matemática, Memorização mecânicaResumo
O seguinte relato busca analisar a experiência de ações do Programa de Nivelamento e Aprimoramento da Aprendizagem (PRONAP) na área de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Xique-Xique. A diversidade de vivências dos estudantes que ingressam no instituto é apontada, assim como a maneira que algumas disparidades na educação primária afetam o seu desempenho na matemática. A experiência apresentada trouxe uma retomada de conteúdos comumente vistos no ensino fundamental, e cujo domínio é essencial posteriormente na escola e na vida. Houve muitas discussões e exercícios durante a aplicação do programa, e muito se aprendeu sobre as defasagens das turmas. Além disso, ao longo do relato, discute-se sobre a repetição de “mantras” matemáticos sem maiores explicações, que servem mais para a memorização mecânica que para a aprendizagem real.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.