Nivelamento no IF Baiano: superando defasagens no ensino de matemática

Autores/as

Palabras clave:

Nivelamento, Educação matemática, Memorização mecânica

Resumen

O seguinte relato busca analisar a experiência de ações do Programa de Nivelamento e Aprimoramento da Aprendizagem (PRONAP) na área de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Xique-Xique. A diversidade de vivências dos estudantes que ingressam no instituto é apontada, assim como a maneira que algumas disparidades na educação primária afetam o seu desempenho na matemática. A experiência apresentada trouxe uma retomada de conteúdos comumente vistos no ensino fundamental, e cujo domínio é essencial posteriormente na escola e na vida. Houve muitas discussões e exercícios durante a aplicação do programa, e muito se aprendeu sobre as defasagens das turmas. Além disso, ao longo do relato, discute-se sobre a repetição de “mantras” matemáticos sem maiores explicações, que servem mais para a memorização mecânica que para a aprendizagem real.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

SILVA, Gabriel Farias. Nivelamento no IF Baiano: superando defasagens no ensino de matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/859.. Acesso em: 13 sep. 2025.