O uso de balanças para o ensino de equações do 1º grau com uma incógnita: um relato de experiência
Palavras-chave:
Álgebra, Equação, Balança, EquilíbrioResumo
Este relato apresenta uma experiência formativa vivenciada na disciplina Instrumentalização para o Ensino de Matemática V, no curso de Licenciatura em Matemática da UEFS. A proposta teve como objetivo explorar o ensino de equações do 1º grau com uma incógnita utilizando a balança de dois pratos em três abordagens: como recurso concreto (balança física), digital (ferramenta do GeoGebra) e conceitual (analogia com o equilíbrio de equações). A atividade foi desenvolvida em grupos e incluiu momentos de investigação prática, discussão coletiva e análise de estratégias de resolução adotadas pelos estudantes. Fundamentada na concepção de álgebra como resolução de problemas (Usiskin, 1995) a proposta buscou promover a compreensão do conceito de igualdade. Para nós, futuras professoras, a experiência contribuiu para a articulação entre teoria e prática e reforçou a importância de metodologias que valorizem a mediação docente, o raciocínio algébrico e a construção de sentidos no ensino da matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.