O uso de balanças para o ensino de equações do 1º grau com uma incógnita: um relato de experiência

Autores/as

Palabras clave:

Álgebra, Equação, Balança, Equilíbrio

Resumen

Este relato apresenta uma experiência formativa vivenciada na disciplina Instrumentalização para o Ensino de Matemática V, no curso de Licenciatura em Matemática da UEFS. A proposta teve como objetivo explorar o ensino de equações do 1º grau com uma incógnita utilizando a balança de dois pratos em três abordagens: como recurso concreto (balança física), digital (ferramenta do GeoGebra) e conceitual (analogia com o equilíbrio de equações). A atividade foi desenvolvida em grupos e incluiu momentos de investigação prática, discussão coletiva e análise de estratégias de resolução adotadas pelos estudantes. Fundamentada na concepção de álgebra como resolução de problemas (Usiskin, 1995) a proposta buscou promover a compreensão do conceito de igualdade. Para nós, futuras professoras, a experiência contribuiu para a articulação entre teoria e prática e reforçou a importância de metodologias que valorizem a mediação docente, o raciocínio algébrico e a construção de sentidos no ensino da matemática.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

TEIXEIRA, Ludmila Araújo da Silva; JURITI, Darlene Silva; JESUS, Mariana Ferreira de. O uso de balanças para o ensino de equações do 1º grau com uma incógnita: um relato de experiência. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/863.. Acesso em: 13 sep. 2025.