Uma experiência Matemática na Feira de Graduação
Palavras-chave:
Paradoxos matemáticos, Material didático, Ensino de matemática, Monty Hall, Paradoxo de ZenãoResumo
Os paradoxos matemáticos tiveram um papel importante no desenvolvimento da Matemática, contribuindo para a construção de novas ideias, do rigor matemático, da clareza e de seus métodos. Assim, no processo de ensino e aprendizagem da matemática, pode-se utilizar os paradoxos para discutir os aspectos históricos dessa ciência e para despertar nos estudantes a análise sob diferentes perspectivas, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o ensino de dois paradoxos matemáticos: o Paradoxo de Monty Hall e o Paradoxo de Zenão, utilizando a perspectiva do ensino da matemática com materiais didáticos manipuláveis. O trabalho foi desenvolvido em um evento que reuniu diversas mostras de matemática, tendo como público-alvo estudantes e professores da Educação Básica e Ensino Superior. Observamos que essa atividade estimulou nos participantes a curiosidade, a argumentação, a compreensão e conceitos de limites e probabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.