Uma experiência Matemática na Feira de Graduação

Authors

Keywords:

Paradoxos matemáticos, Material didático, Ensino de matemática, Monty Hall, Paradoxo de Zenão

Abstract

Os paradoxos matemáticos tiveram um papel importante no desenvolvimento da Matemática, contribuindo para a construção de novas ideias, do rigor matemático, da clareza e de seus métodos. Assim, no processo de ensino e aprendizagem da matemática, pode-se utilizar os paradoxos para discutir os aspectos históricos dessa ciência e para despertar nos estudantes a análise sob diferentes perspectivas, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o ensino de dois paradoxos matemáticos: o Paradoxo de Monty Hall e o Paradoxo de Zenão, utilizando a perspectiva do ensino da matemática com materiais didáticos manipuláveis. O trabalho foi desenvolvido em um evento que reuniu diversas mostras de matemática, tendo como público-alvo estudantes e professores da Educação Básica e Ensino Superior. Observamos que essa atividade estimulou nos participantes a curiosidade, a argumentação, a compreensão e conceitos de limites e probabilidade.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

MONTEIRO, Henrique Oliveira; QUEIROZ, Beatryz Silva; LÔBO, Wériton de Souza. Uma experiência Matemática na Feira de Graduação. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/869.. Acesso em: 13 sep. 2025.