Explorando conexões entre a Matemática e a Educação Física
Palavras-chave:
Psicomotricidade, Interdisciplinaridade, Ensino da Matemática com Educação Física, Educação MatemáticaResumo
Este relato tem como objetivo apresentar as percepções dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Educação Física enquanto participantes do minicurso (Explorando Movimentos: A Educação Física como recurso didático na Matemática). A proposta surgiu das dificuldades comuns na aprendizagem matemática e do potencial da Educação Física para estimular habilidades psicomotoras essenciais, tornando o ensino mais dinâmico. A intervenção ocorreu em três momentos: apresentação teórica e discussões, realização de atividades práticas e avaliação por meio de questionários. Os dados coletados por meio das respostas a dois questionários, analisados qualitativamente, revelaram que a integração entre as áreas pode contribuir para facilitar a compreensão de conceitos matemáticos, reduzir a ansiedade dos alunos e maior contextualização no ensino. Dessa forma, reforça-se a importância de abordagens interdisciplinares para tornar a Matemática mais acessível e envolvente no dia a dia escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.