Explorando conexões entre a Matemática e a Educação Física

Autores

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Interdisciplinaridade, Ensino da Matemática com Educação Física, Educação Matemática

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar as percepções dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Educação Física enquanto participantes do minicurso (Explorando Movimentos: A Educação Física como recurso didático na Matemática). A proposta surgiu das dificuldades comuns na aprendizagem matemática e do potencial da Educação Física para estimular habilidades psicomotoras essenciais, tornando o ensino mais dinâmico. A intervenção ocorreu em três momentos: apresentação teórica e discussões, realização de atividades práticas e avaliação por meio de questionários.  Os dados coletados por meio das respostas a dois questionários, analisados qualitativamente, revelaram que a integração entre as áreas pode contribuir para facilitar a compreensão de conceitos matemáticos, reduzir a ansiedade dos alunos e maior contextualização no ensino. Dessa forma, reforça-se a importância de abordagens interdisciplinares para tornar a Matemática mais acessível e envolvente no dia a dia escolar.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

PATRIOTA , Ingridy Lemos; SILVA, Geizane Lima da. Explorando conexões entre a Matemática e a Educação Física. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/874.. Acesso em: 13 set. 2025.