Luz, Câmera, Matemática em Ação: a experiência de um projeto de extensão

Autores

Palavras-chave:

Vídeos digitais, Conteúdo matemático, Extensão

Resumo

Diante do crescente uso de vídeos em plataformas digitais, os quais despertam o interesse dos alunos e auxiliam no processo de aprendizagem da Matemática, foi desenvolvido um projeto de extensão denominado “Luz, Câmera, Matemática em Ação”. Os objetivos foram voltados para a discussão dos princípios da linguagem fílmica e a apresentação de conteúdos matemáticos através dela, produção de vídeos e participação de Festivais de Vídeos Estudantis. Nesse sentido, o percurso metodológico se deu em duas etapas: a primeira com a produção de um vídeo para concorrer ao FVDEM e a segunda com a realização de oficinas em uma escola da Educação Básica sobre linguagem fílmica e dicas para produção de vídeos. As oficinas foram finalizadas com a realização de um Festival de Vídeos Interno na escola. Conclui-se, assim, que esse projeto possibilita tornar mais acessível o conhecimento matemático de forma atrativa e dinâmica.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

PIRES, Évelyn Raiane Oliveira; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira; GRILO, Marcos. Luz, Câmera, Matemática em Ação: a experiência de um projeto de extensão. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/876.. Acesso em: 13 set. 2025.