Investigando pavimentações do plano por polígonos regulares: uma atividade construída e desenvolvida por uma turma de licenciandos

Autores/as

Palabras clave:

Pavimentações, Polígonos, Ladrilhamento, Caleidoscópio, Atividade de investigação

Resumen

Este relato descreve uma atividade de investigação que foi elaborada e desenvolvida pela turma da disciplina de Instrumentalização para o Ensino da Matemática IV-M (60h) - Geometria do semestre 2024.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana e realizada no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Angélica Vergne de Morais no dia 18 de julho de 2024 para uma sala do 9º ano. A proposta objetivou conduzir os alunos a compreenderem o conceito de pavimentações do plano por polígonos regulares, além disso, trabalhar conceitos geométricos por meio da construção de bases caleidoscópicas e posterior visualização das respectivas pavimentações nos caleidoscópios. Esta experiência mostrou-se significativa, principalmente, pela potencialidade percebida para estimular o raciocínio lógico, incentivar o levantamento e questionamento de hipóteses, além da atração visual das pavimentações visualizadas nos caleidoscópios.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

ROCHA, Hellen Nunes; TEIXEIRA, Ludmila Araújo da Silva; JESUS, Mariana Ferreira de; BATISTELA, Rosemeire de Fatima. Investigando pavimentações do plano por polígonos regulares: uma atividade construída e desenvolvida por uma turma de licenciandos. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/881.. Acesso em: 13 sep. 2025.