Investigando pavimentações do plano por polígonos regulares: uma atividade construída e desenvolvida por uma turma de licenciandos
Palavras-chave:
Pavimentações, Polígonos, Ladrilhamento, Caleidoscópio, Atividade de investigaçãoResumo
Este relato descreve uma atividade de investigação que foi elaborada e desenvolvida pela turma da disciplina de Instrumentalização para o Ensino da Matemática IV-M (60h) - Geometria do semestre 2024.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana e realizada no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Angélica Vergne de Morais no dia 18 de julho de 2024 para uma sala do 9º ano. A proposta objetivou conduzir os alunos a compreenderem o conceito de pavimentações do plano por polígonos regulares, além disso, trabalhar conceitos geométricos por meio da construção de bases caleidoscópicas e posterior visualização das respectivas pavimentações nos caleidoscópios. Esta experiência mostrou-se significativa, principalmente, pela potencialidade percebida para estimular o raciocínio lógico, incentivar o levantamento e questionamento de hipóteses, além da atração visual das pavimentações visualizadas nos caleidoscópios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.