O conceito de semelhança de polígonos por meio da exploração de materiais didáticos manipuláveis
Palavras-chave:
Materiais concretos, Geometria, SemelhançaResumo
Este relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas na elaboração e aplicação de uma oficina sobre Semelhança de polígonos com a utilização de materiais concretos para alunos do 9° ano de uma escola pública do município de Alagoinhas-BA. Esta oficina foi desenvolvida no contexto do componente Prática em Geometria Plana. Como licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática pudemos perceber que o material manipulável é um recurso que proporciona aos estudantes a interação com o conceito, a criatividade e participação. Diante disso, foi observado o grande interesse dos estudantes, principalmente pela utilização do material concreto que contribuiu para construção do conhecimento e para o entendimento do assunto abordado. A aplicação desta oficina permitiu um diálogo construtivo em que os estudantes puderam sanar suas dúvidas sobre semelhança, e juntamente com os licenciandos compartilhar aprendizados vivenciados durante a aplicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.