O conceito de semelhança de polígonos por meio da exploração de materiais didáticos manipuláveis

Authors

Keywords:

Materiais concretos, Geometria, Semelhança

Abstract

Este relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas na elaboração e aplicação de uma oficina sobre Semelhança de polígonos com a utilização de materiais concretos para alunos do 9° ano de uma escola pública do município de Alagoinhas-BA. Esta oficina foi desenvolvida no contexto do componente Prática em Geometria Plana. Como licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática pudemos perceber que o material manipulável é um recurso que proporciona aos estudantes a interação com o conceito, a criatividade e participação. Diante disso, foi observado o grande interesse dos estudantes, principalmente pela utilização do material concreto que contribuiu para construção do conhecimento e para o entendimento do assunto abordado. A aplicação desta oficina permitiu um diálogo construtivo em que os estudantes puderam sanar suas dúvidas sobre semelhança, e juntamente com os licenciandos compartilhar aprendizados vivenciados durante a aplicação.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

SANTOS , Ivânia Santos e; FILHO, Francisco Xavier de Sena; PITTA, Gabriel Vinícius da Silva. O conceito de semelhança de polígonos por meio da exploração de materiais didáticos manipuláveis. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/883.. Acesso em: 13 sep. 2025.