Um estudo dos Caminhos de Práticas Pessoais - CPP no Ensino de Trigonometria a partir de uma Abordagem Híbrida no contexto de tarefas matemáticas
Palavras-chave:
Teoria Antropológica do Didático – TAD, Caminhos de Práticas Pessoais - CPP, Ambiente Híbrido de Aprendizagem – AHA, TrigonometriaResumo
Este projeto investigou os Caminhos de Práticas Pessoais (CPP) a partir de uma abordagem híbrida, que integra metodologias tradicionais e tecnologias educacionais. O objetivo principal deste relato foi analisar como esses caminhos se manifestam na resolução de tarefas matemáticas dentro de um Ambiente Híbrido de Aprendizagem (AHA), permitindo uma compreensão mais ampla e detalhada da construção do conhecimento matemático. Para isso, foi desenvolvido um minicurso de Trigonometria com estudantes da Licenciatura em Matemática e Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), explorando uma diversidade de recursos didáticos, como papel, lápis, materiais manipuláveis e softwares matemáticos. Essa combinação de ferramentas proporcionou uma análise mais aprofundada das praxeologias pessoais dos alunos, revelando diferentes estratégias de raciocínio, formas de interação com o conhecimento e abordagens para solucionar problemas complexos, enriquecendo, assim, o processo de ensino e aprendizagem.
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