Um estudo dos Caminhos de Práticas Pessoais - CPP  no Ensino de Trigonometria a partir de uma Abordagem Híbrida no contexto de tarefas matemáticas

Autores/as

Palabras clave:

Teoria Antropológica do Didático – TAD, Caminhos de Práticas Pessoais - CPP, Ambiente Híbrido de Aprendizagem – AHA, Trigonometria

Resumen

Este projeto investigou os Caminhos de Práticas Pessoais (CPP) a partir de uma abordagem híbrida, que integra metodologias tradicionais e tecnologias educacionais. O objetivo principal deste relato foi analisar como esses caminhos se manifestam na resolução de tarefas matemáticas dentro de um Ambiente Híbrido de Aprendizagem (AHA), permitindo uma compreensão mais ampla e detalhada da construção do conhecimento matemático. Para isso, foi desenvolvido um minicurso de Trigonometria com estudantes da Licenciatura em Matemática e Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), explorando uma diversidade de recursos didáticos, como papel, lápis, materiais manipuláveis e softwares matemáticos. Essa combinação de ferramentas proporcionou uma análise mais aprofundada das praxeologias pessoais dos alunos, revelando diferentes estratégias de raciocínio, formas de interação com o conhecimento e abordagens para solucionar problemas complexos, enriquecendo, assim, o processo de ensino e aprendizagem.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

TEIXEIRA, Ludmila Araújo da Silva; GOULART , Jany Santos Souza; JURITI, Darlene Silva; JESUS, Mariana Ferreira de. Um estudo dos Caminhos de Práticas Pessoais - CPP  no Ensino de Trigonometria a partir de uma Abordagem Híbrida no contexto de tarefas matemáticas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/887.. Acesso em: 13 sep. 2025.