Romper com a Ideologia da Certeza: Etnomatemática e a Transformação do Ensino de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Etnomatemática, Eurocentrismo, Ensino de Matemática, Leis 10.639/03 e 11.645/08

Resumo

Este texto é fruto da pesquisa de um Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Matemática. Ele aborda a Matemática como ciência, cuja estrutura lógica é formal e rigorosa, e sua relação com a Educação Matemática, que trata do ensino e aprendizagem, considerando aspectos culturais e pedagógicos. Este estudo tem como objetivo analisar a Etnomatemática como alternativa ao modelo eurocêntrico no ensino brasileiro, destacando desafios como formação docente insuficiente, carência de materiais e resistência curricular. Trata-se de uma pesquisa, fundamentada em textos teóricos sobre Etnomatemática e nas diretrizes das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. Propõe-se a incorporação da Etnomatemática na formação de professores e no desenvolvimento de materiais didáticos contextualizados.

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Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

PEREIRA, Rebeca de Jesus. Romper com a Ideologia da Certeza: Etnomatemática e a Transformação do Ensino de Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/896.. Acesso em: 29 out. 2025.