Uma leitura a partir da dimensão interacional nos textos de um material curricular educativo

Autores

Palavras-chave:

Material Curricular Educativo, Textos, Dimensão Interacional, Mensagem

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma análise dos textos de um material curricular educativo (MCE), à luz da sociologia de Basil Bernstein. Utilizou-se o conceito de enquadramento, elaborado por Bernstein, para analisar as relações entre sujeitos que são representadas no texto de um material curricular educativo. Recorreu-se à análise documental, numa abordagem qualitativa, considerando, como parte do corpo de documentos analisados, o MCE “Estudo das Equações a partir da exploração de figuras geométricas planas”. Os resultados sugerem que tais materiais apresentam uma prática pedagógica na qual o controle está centrado no professor. Nas regras discursivas de seleção, sequenciamento e ritmagem, a mensagem sugerida demonstra um enquadramento forte, enquanto na regra critérios de avaliação, um controle compartilhado, variando entre forte e fraco. Essa centralização no controle na comunicação entre professores e estudantes convergiu para uma possibilidade teórica já discutida na literatura sobre a análise de materiais curriculares.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

OLIVEIRA, Laiza do Prado Ferreira de; PRADO, Airam da Silva. Uma leitura a partir da dimensão interacional nos textos de um material curricular educativo. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/898.. Acesso em: 13 set. 2025.